sábado, março 29, 2008

D. Pedro V


Mais um mito da nossa história a ser "aberto ao público" nesta colecção mista da Temas & Debates/Círculo de Leitores.
A autora é Maria Filomena Mónica, doutorada em filosofia e sociologia e figura conhecidíssima do "croniquismo" jornalístico, para o bem e para o mal.
Parece-me esta biografia ser tão bem escrita como a de José Mattoso para D. Afonso Henriques. Não podia porém ser mais diferente. É muito mais interpretativa, afirmativa. Há descrição, transcrição, mas há também muita opinião. A personalidade de quem escreve assim o pede, a abundância das fontes também.
D. Pedro V é apresentado como um filho espiritual de uma Europa que tardava em afirmar-se neste recanto peninsular. Curiosamente a sua suposta virgindade dá-lhe retoques quase sebastianisttas, embora os ideais fossem outros e bem mais meritórios - de educação, ilustração, progresso. Morreu viúvo (ou talvez não... de uma alma gémea, a rainha D.Estefânia) e morreu jovem. O país que o jovem rei ao mesmo tempo amava e desprezava, chorou-o abundantemente. Sucedeu-lhe o irmão, D.Luís, possivelmente uma banalidade. Sobreviveu-lhe o fontismo.
Na blogosfera Maria Filomena Mónica é ora amada ora odiada. A sua biografia de Cesário Verde, lembro-me, foi "destruída".
Eu gostei de ler esta biografia. Sobre a sua correcção não me pertence a mim pronunciar-me.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário